////

Polícia Militar encontra cativeiro com mais de 500 aves silvestres no interior do Maranhão

A Polícia Militar do Maranhão (35° BPM), encontrou, em dois endereços distintos, cativeiros onde estavam presos diversos animais silvestres, entre eles filhotes de papagaios. Eram cerca de 500 aves vivas e 21 já m0rt4s no local que só foi descoberto quando a PM foi atender um caso de violência doméstica próximo ao cativeiro localizado na cidade de Paraibano, município maranhense. As informações são do Blog Domingos Costa, do Maranhão.

Segundo informações divulgadas pelo site, o caso aconteceu no dia 21 de setembro deste ano, mas só ganhou repercussão na última semana.

Dois homens, que não tiveram a identidade revelada, foram presos pela prática de tráfico de animais silvestres e as aves resgatadas com vida foram soltas. Segundo a PM, “Uma grande quantidade de aves que estavam sendo comercializados e também sendo maltratados, entre as pequenas e grandes aves, uma parte eram filhotes de papagaios; Que todo o material, animais e envolvidos foram apresentados da delegacia regional de São João dos Patos”, contou o delegado Carlos Eduardo.

No dia 30 de se setembro foi feita a contagem de todas as aves e em seguida, a soltura daquelas adultas que ainda tinham hábitos selvagens.

“Após a contagem foi realizada a soltura de todos animais que não tinham como ser transportados na noite anterior. A soltura de todas as aves de volta a natureza, assim como a destruição das gaiolas, foram registrados. Um momento de alívio para quem luta pela preservação das espécies e para quem diariamente está combatendo o crime.” afirmou.

Para a polícia, os homens presos integram uma organização criminosa advindo principalmente do estado de Pernambuco.

Ao todo, segundo a Polícia Militar de Maranhão, foram apreendidas 466 aves silvestres de grande e médio porte vivas. 20 aves silvestres de grande e médio porte já estavam mortas, 27 papagaios estavam vivos e 1 deles já estava morto. Também foram encontrados 11 estojos de espingarda calibre 20, 6 estojos de espingarda calibre 28, 4 estojos de espingarda calibre 36, R$ 13,85 em moedas e 1 celular.

Com informações do Blog domingos Costa.