A sétima viagem para resgatar brasileiros que estão nas áreas de conflito entre Israel e o grupo Hamas decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 16. A previsão é que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) irá partir de Tel Aviv na quarta, 18, para chegar ao Brasil. Segundo o governo, este voo prevê trazer uma faixa de 1.100 brasileiros repatriados e 24 animais de estimação.
A primeira parada do voo será em Roma, na Itália, local em que a tripulação irá esperar instruções de autoridades locais e brasileiras para seguir sua rota. A previsão é que o avião chegue ao Rio de Janeiro na madrugada da próxima quinta-feira, 19.
Fred Meyer, o embaixador do Brasil em Israel, diz que ”toda a equipe está mobilizada para garantir que os brasileiros com interesse em voltar ao país sejam transportados em segurança”. O governo já estava se planejando desde o dia 7 de outubro, momentos em que os ataques em Israel se desdobraram em grandes proporções armadas entre o país e o grupo extremista Hamas.
Um levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egito) e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), mostrou que pelo menos 2.700 brasileiros manifestaram interesse em voltar ao país. Atualmente, as forças dizem que estão priorizando brasileiros sem passagem aérea, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.