O Ecocírio, projeto que incentiva a coleta seletiva e apoia as cooperativas de catadores da Região Metropolitana de Belém (RMB), participou da festividade de Nossa Senhora de Nazaré pelo segundo ano consecutivo.
A Guamá, que é gestora do Aterro Sanitário de Marituba e patrocinadora do Círio, deu suporte para a montagem de uma Praça Sustentável inédita, que foi construída a partir de materiais reaproveitáveis, como pallet, galões, tecidos, entre outros.
A empresa possui também um estande localizado no Arraial da Basílica, na Praça Santuário, com materiais educativos sobre sustentabilidade. As atividades da feirinha estarão disponíveis até novembro.
Um auxiliou na restauração das lixeiras também aconteceu na região, por meio de sinalizações para matérias recicláveis, lixo comum, orgânico e ainda para dejetos de animais domésticos.
Segundo a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Guamá., Fernanda Rodrigues, as atividades da feirinha giram em torno da conscientização dos visitantes sobre educação ambiental: “A equipe está fazendo a entrega de material educativo e levando informações das cooperativas de catadores da região aos visitantes”.
ORGANIZAÇÃO
Com o Ecocírio, a ideia é levar conscientização sobre a importância da coleta seletiva e orientar os visitantes a participarem da ação, na promoção da sustentabilidade, auxiliando no desafio da gestão dos resíduos sólidos e na melhoria das condições de vida das pessoas.
A ACCBS será responsável pela limpeza, coleta e destinação do material reciclável de todo o tradicional Arraial de Nazaré. A iniciativa conta ainda com cerca de 160 catadores, de outras cooperativas, que estarão limpando as vias na Trasladação, arquibancadas do Círio de Nazaré e espaços na Praça do Santuário durante a festividade.
Os trabalhadores também receberão matérias de apoio, como EPIs (botas e luvas), bigbag para armazenamento dos recicláveis, camiseta do projeto e vassourões, para suporte na limpeza.
A Guamá Tratamento de Resíduos está disponibilizando, ainda, um ponto de apoio na BR-316. na altura do município de Marituba, com fornecimento de água, lanches, frutas e até um momento de descanso com massagens para os peregrinos que caminham pela rodovia até a Basílica.
O Ecocírio é uma iniciativa criada pela Diretoria da Festa de Nazaré em 2016 e incentiva a coleta seletiva gerando renda extra para famílias de catadores de diversas cooperativas do estado. Para a edição de 2023, a expectativa é que o projeto supere a estimativa do montante recolhido no Círio do ano passado, de 50 toneladas arrecadadas durante a festividade.