////

Vídeo: retirada de não indígenas em território no Pará tem trabalhador rural alvejado

Desde o dia 2 de outubro uma operação determinada pelo governo federal para a retirada de não indígenas em Terras Indígenas no Pará, ocupadas ilegalmente tem provocado conflito e retaliações. Um trabalhador rural foi morto na última segunda,16, em atuação de desintrusão realizada pela Força Nacional em São Félix do Xingu, na Terra Indígena Apyterewa.

Moradores da área e quem presenciou o ocorrido denunciam que o homem teria sido morto por membros da Força Nacional. O corpo de Osésias Santos Ribeiro foi encontrado em uma área dentro da Vila Renascer, dentro da Terra Indígena. A vítima foi atingida por um disparo e a Polícia Civil em São félix abriu inquérito para apurar as circunstâncias e responsabilidades da morte do homem.

A operação é coordenada por Ibama, Incra, Secretaria Geral da Presidência, Polícia Federal, com apoio da Força Nacional de Segurança.

Nas terras homologadas vivem cerca de 2.500 indígenas das etnias Parakanã, Mebengôkre Kayapó e Xikrin, distribuídos em 51 aldeias. Há também registros de indígenas isolados e de recente contato no território.

A desintrusão para reintegração de posse das TIs ocorrerá de forma negociada com as famílias não indígenas que vivem lá e com assistência do governo federal como transporte, doação de cesta básica, cadastro para verificar se as famílias têm direito a Programa de Reforma Agrária e orientação para inscrição no Cadastro Único para as famílias que ainda não façam parte. 

VEJA: