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Em Belém, paciente com câncer está na UTI impossibilitada de realizar drenagem por falta de material; família protesta

Ivaneide Souza de Avelar, 53 anos, está internada na UTI do hospital Riomar da Hapvida que fica na Antonio Baena, bairro do Marco, desde o dia 1º de outubro, e se encontra lutando contra um câncer grave que atinge a visícula e o fígado.

De acordo com Gabriel, filho da paciente e que vem acompanhando a mãe desde a internação na unidade médica, Ivaneide necessita com urgência realizar um procedimento de drenagem para posteriormente iniciar a fase de quimioterapia.

Contudo, há 10 dias a família exige do hospital materiais como dreno, bolsa, órteses para ser efetuada a drenagem na vesícula biliar de Ivaneide, mas os materiais estão em falta. A família promoveu na quarta,18, um protesto dentro do hospital cobrando providências rápidas da Hapvida para o quadro da paciente.

“Minha mãe foi internada no hospital há 10 dias, com o dreno, bolsa e tudo. No dia 9 o dreno caiu e desde então não foi solucionado para que ela faça essa drenagem urgente. O câncer é grave e cada dia que passa as chances de cura vão diminuindo e o câncer pode avançar. Fizemos um protesto ontem para cobrar celeridade na aquisição desses materiais para a drenagem ser feita. O médico que atendeu ela (Ivaneide) foi claro ao dizer que ela precisa dessa drenagem com urgência, o câncer não espera. Eles dizem que está em processo de compra, o pedido já foi disparado para todo o Brasil, mas nada mudou. Somos clientes do Hapvida há anos. Vamos ter mais uma reunião com eles e prometeram celeridade”, explicou Gabriel.

Apesar da angústia pela demora na chegada dos materiais necessários para a drenagem, Gabriel conta que a mãe vem recebendo um bom tratamento da equipe de médicos e enfermeiros, e está consciente e interage.

“Os exames apontam que tudo está controlado, a equipe está cuidando dela e tudo, mas sem essa drenagem fica travado o andamento do tratamento. Precisamos que essa drenagem seja feita o quanto antes”, disse Gabriel ao BT.

A família também está articulando na Justiça medidas para exigir e dar celeridade na aquisição dos materiais para fazer a drenagem na paciente.

O BT entrou em contato com o Hapvida sobre a demora na compra dos materiais para realizar a drenagem necessária à paciente. Veja o que diz a empresa:

A empresa preza pelo melhor atendimento e cuidado de todos os seus clientes e se solidariza com a situação. Estamos tomando todas as providências para resolução do caso o quanto antes. Seguimos à disposição dos familiares para qualquer esclarecimento.

A Hapvida disse ainda que a data em que será feito o procedimento médico deverá ser informada à família nesta sexta-feira, 20.

Com a repercussão do caso pelo BT, a família foi informada de que a drenagem será feita na próxima quarta,25, para alívio dos familiares e resolução do problema.

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