Uma multidão se concentrou na Basílica Santuário de Nazaré nesta segunda,23, em Belém, no Recírio, que marca oficialmente o encerramento de todas atividades e procissões do Círio 2023 ao longo dos últimos 15 dias. De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), a saída da imagem peregrina da Praça Santuário foi às 7h30, com chegada às 8h30, no Colégio Gentil. O público estimado foi de 50 mil pessoas.
Este ano, entre as novidades, teve a inclusão de uma nova procissão, a da acessibilidade, que teve público de 25 mil pessoas, ampliando para 14 procissões oficiais no evento. A corda do Círio foi feita pela primeira vez no Pará, o que também foi um marco interessante.
Entre as principais procissões, a Trasladação deste ano apresentou contratempos e teve algumas paradas que atrasaram a conclusão do percurso. A segunda maior procissão do evento levou 1.500.000 pessoas às ruas de Belém. Enquanto que a grande procissão de domingo, obteve público de 2.300.000 pessoas.
CÍRIO 2024
Para a edição do ano que vem, uma certeza já existe, o tema: “Perseverar na oração, com Maria, mãe de Jesus”, considerado pela Diretoria da Festa como força motriz para envolver ainda mais os católicos com fé e oração ao lado de Maria. O tema faz referência a uma passagem no livro Atos dos Apóstolos, 1,14.
A coordenação do Círio 2024 continuará nas mãos de Antônio Salame e Silvia Salame.
VEJA: