//////

UPAs da Terra Firme e Jurunas voltam ao atendimento normal em Belém

A Prefeitura de Belém informou no fim da tarde desta terça-feira, 24, que as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estavam paralisadas voltaram a funcionar. Entretanto, em contato com o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), a entidade informou que o atendimento foi restabelecido apenas nas UPAs da Terra Firme e Jurunas.

Imagem reprodução: Thiago Gomes / O Liberal.

“O Sindmepa foi informado de que o pagamento às Organizações Sociais, responsáveis pela gestão das Upas do Jurunas e Terra Firme, foi efetivado na tarde desta terça-feira (24) e, embora o repasse ainda não tenha sido feito aos médicos, os profissionais optaram por retomar o atendimento na esperança de que a situação seja regularizada ainda hoje”, afirmou o sindicato em nota.

De acordo com os profissionais, a paralisação nos atendimentos foi interrompida nos últimos dias por conta do atraso de pagamento de mais de 90 dias de plantões, o que os fez (os médicos) paralisarem as atividades desde o último sábado, 21.

O Sindicato dos Médicos informou também que “lamenta que mais uma vez, apenas após paralisação e consequente prejuízo à população, é que o município tenha realizado os pagamentos pelo trabalho executado pelos médicos”.

Segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), a paralisação tinha sido aderida por 70% dos trabalhadores e 30% estão atendendo a população nos casos mais graves.

As unidades afetadas são a da Marambaia, Terra Firme e Jurunas. As UPAs da Marambaia e Jurunas são geridas pela InSaúde, sediada em São Paulo.

Confira as notas na íntegra:

“O Sindmepa foi informado de que o pagamento às Organizações Sociais, responsáveis pela gestão das Upas do Jurunas e Terra Firme, foi efetivado na tarde desta terça-feira (24) e, embora o repasse ainda não tenha sido feito aos médicos, os profissionais optaram por retomar o atendimento na esperança de que a situação seja regularizada ainda hoje. O Sindmepa lamenta que mais uma vez, apenas após paralisação e consequente prejuízo à população, é que o município tenha realizado os pagamentos pelo trabalho executado pelos médicos, que como todos os demais profissionais, dependem da remuneração do trabalho para seus sustentos e de suas famílias”.

“A Prefeitura de Belém informa que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Marambaia, Jurunas e Terra Firme retornaram o atendimento integral à população na tarde desta terça-feira, 24. Os repasses financeiros para as Organizações Sociais (OS), que gerenciam as unidades, foram regularizados e o pagamento dos médicos efetivado”.