/

Manaus enfrenta pela segunda vez ‘onda’ de fumaça, situação já dura uma semana

(Foto: Matheus Castro/ G1)

A “onda” de fumaça que atinge Manaus se tornou mais densa durante a madrugada e a manhã deste sábado (4). A segunda onda do problema completa uma semana.

Por volta de 1h desta madrugada, Manaus voltou a ficar totalmente encoberta. O cheiro de queimadas também invadiu casas e incomodou a população.

Foto: Sandro Pereira/ Estadão

Durante a manhã o problema persiste e pontos da cidade estão totalmente encobertos. A visibilidade é baixa e até o sol mudou de cor. O tradicional amarelo deu lugar a raios laranjados. De acordo com o Selva, sistema desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Zona Sul da capital do Amazonas continua a ser a mais afetada pelo fenômeno.

Com o problema, muitas pessoas voltaram a usar máscaras para sair de casa na manhã de sábado.

Essa é a segunda vez que Manaus enfrenta uma onda de fumaça constante. A primeira vez ocorreu no início de outubro e, segundo o Ibama, o problema foi causado pelas queimadas feitas por agropecuaristas.

A capital do Amazonas enfrenta uma grave crise ambiental que atinge todo o estado. O problema é potencializado pelas queimadas que, em todo o Amazonas, somam mais de 15 mil nos últimos três meses. Outubro, inclusive, foi o pior mês em relação aos incêndios dos últimos 25 anos. Com o problema, o governo do estado decretou emergência ambiental.