////

Candidatos são presos antes de iniciar prova do Enem, no Pará

Dois candidados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram presos no Pará. As prisões ocorreram em Bagre, no Marajó, e em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, esta semana, mas só foram divulgadas pelo Estado na tarde do último domingo,5.

 “Os dois mandados, cumpridos pela Polícia Civil e Polícia Federal, não têm relação com o Enem. Eram pessoas inscritas que possuiam mandados decorrentes de roubo e estupro de vulnerável. Foi identificado bem antes e a gente cumpriu esses mandados”, disse o secretário de segurança do Pará, Ualame Machado.

ENEM

O primeiro dia de Enem não teve registro de intercorrências, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup) em balanço realizado na tarde deste domingo, 5. No Pará, 229.179 estavam inscritos para realizar as provas em 79 dos 144 municípios paraenses.

Quase mil câmeras de videomonitoramento eletrônico auxiliaram agentes de segurança a monitorar os locais de prova, sendo cerca de 350 delas na Região Metropolitana de Belém.

Houve falta de energia em cinco locais de prova, mas o problema teria sido resolvido sem afetar a realização do certame, ainda conforme o Estado.

O Enem 2023 é realizado em duas etapas: Neste domingo, 5, os estudantes respondeream questões correspondentes a Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além da redação.

Já a segunda fase, realizada no próximo domingo, 12, os candidatos vão responder matemática, biologia, física e química.