Neste último domingo, 5, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, em conjunto com a empresa Amazônia Aventura, lançou o dispositivo chamado “Trilha adaptada”, no qual permitirá que pessoas com deficiência possam realizar as trilhas no local de forma segura e inclusiva.
A Unidade de Conservação (UC) se tornou a primeira da região Norte a disponibilizar um equipamento que visa a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, o dispositivo é uma iniciativa da empresa Amazônia Aventura com o objetivo é promover o contato com a natureza, adaptado e seguro para todos os visitantes, independente de suas limitações físicas.
SOBRE O DISPOSITIVO
O equipamento é composto por um assento e encosto acolchoado, com cintos de segurança, apoio para os pés, uma roda central embaixo do assento e duas barras atrás que servirão para puxar ou empurrar por outros ajudantes, bem como, hastes ou barras laterais que servem para estabilizar a cadeira de trilha enquanto estiver parada.
A gerente da empresa Amazônia Aventura, Karoline Oliveira, fala sobre o lançamento do dispositivo. “Estamos muito felizes em poder oferecer esse serviço inovador. Queremos que este seja um local para todos, onde as pessoas com deficiência possam se sentir acolhidas e tenham acesso às belezas naturais que temos aqui”, destacou.
ACESSO A TRILHA ADAPTADA
Os visitantes podem agendar o passeio direto na empresa Amazônia Aventura, através se seu contato disponibilizado em suas redes sociais, garantindo assim o acesso ao equipamento. Durante a atividade, o visitante é acompanhado por condutores de trilhas habilitadas capacitados que irão proporcionar informações sobre o espaço da unidade de conservação (UC), como a biodiversidade e curiosidades.
*Feito com informações de Agência Pará.