No próximo domingo (19), a comunidade católica da região de Kendall, na área metropolitana de Miami, nos Estados Unidos, receberá pela primeira vez a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para uma procissão do Círio e algumas peregrinações em cidades e igrejas vizinhas.
De acordo com Carlos Cruz, publicitário paraense e idealizador do Círio nos EUA, a procissão principal terá os mesmos elementos que a de Belém, como o uso da corda, berlinda, hinos e terços, tendo um trajeto de 400 metros, no qual sairá a partir das 18h da Igreja Santa Catarina de Sena (Saint Catherine of Siena Catholic Church), em Kendall, Miami. Segundo ele, espera-se um público de pelo menos 300 participantes, entre eles, paraenses que residem na Flórida, brasileiros de outros estados que moram na região e de norte-americanos que se interessarem pelo evento.
Na próxima quarta (15), a Imagem Peregrina chegará aos Estados Unidos pelos coordenadores da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio e Silvia Salame. Já nos dias 16, 18 e 19, serão realizadas peregrinações em igrejas em Coral Gables, Key Biscayne, Doral, Miami Beach e Margate, todas na região de Miami, que irão ser finalizadas na procissão final em Kendall.
Cruz afirma que o tema da procissão “Fé e oração com Maria ultrapassando fronteiras”, comenta bastante sobre as questões das rotinas de imigrantes. “Muitas vezes nos sentimos abandonados e desamparados ao chegar em outro país. Então, o tema tem a ver com isso: um pedido para Nossa Senhora abençoar os imigrantes, proteger e guiar seus caminhos”, completou ele.