/////

”Canto do Uirapuru”: show gratuito celebra a cultura nortista com releitura de clássicos paraenses

A noite será baseada na diversidade cultural nortista e o poder dos ritmos, lendas e musicalidade na Amazônia.

Nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, ocorre o espetáculo ”Canto do Uirapuru” no Teatro do CCBEU (Travessa Padre Eutíquio, nº 1309). O espetáculo pretende trazer reflexões sobre a valorização dos artistas e produções da Amazônia, recorrendo à releituras especiais de clássicos paraenses, além de composições autorais que exprimem a força musical amazônida.

O nome da apresentação remete à lenda do pássaro amazônico de canto raro, Uirapuru, relacionando com a raridade da vista de artistas do Norte em comparação com outras regiões brasileiras em grandes festivais ou até mesmo sendo citados como cruciais na composição da música popular brasileira. Esse nome também se associa ao canto raro e único da musicalidade amazônida.

Mila Costa será a voz que levará o público para uma experiência de valorização dos ritmos e lendas amazônicas no próximo dia 24. Foto: Diego Di Paula. (@diegodipaula).

O repertório da noite estará baseada em algumas produções famosas no Pará, como ”Olho de Boto”, de Nilson Chaves, ”Ao Pôr do Sol”, canção que ganhou fama na voz de Teddy Max e ”Foi Boto Sinhá”, do maestro Waldemar Henrique. O show promete uma mistura de sonoridades, com carimbó, música erudita, brega e rock, além da contação de lendas amazônicas, que trarão uma experiência de enaltecimento da cultura nortista para o evento.

Com Mila Costa no vocal, Welliton Barreto na percussão, Jonny Lobato no violão, Elder Queiróz no baixo e Bruno Smetak no violino, a noite terá entrada franca e local com acessibilidade para todos os públicos, incluindo intérprete de libras e espaços acessíveis para idosos e cadeirantes, fazendo o público mergulhar nos encantos dos ritmos, lendas e culturalidade do Norte.