A segunda edição da Mostra Amazônia Multitelas, proporcionada pelo Circuito Jambu Multitelas (@jambulive), acontece nesta quinta-feira, 23, a partir das 18 horas com entrada gratuita, na sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, na Av. Gov. José Malcher, em Belém.
O evento, que busca enaltecer produções audiovisuais paraenses, antecede a programação do festival Jambu Live como uma abertura para a programação dos shows. A exibição vai contar com produções como: Leona (2023), de Clara Soria e Hugo Resende ; Ventre (2018), de Gaia Bê; Monteiro Lopes (2022), de Bianca D’Aquino; Mandinga (2023), de Adrianna Oliveira e Raidol e Noites Alienígenas (2022), de Sérgio de Carvalho.
SINOPSES
“Leona” (2023) é uma produção de Clara Soria e Hugo Resende no formato de um mini documentário, que conta a história da artista e youtuber trans paraense;
O curta “Monteiro Lopes” (2022), de Bianca D’Aquino, narra a paixão de uma forma criativa, por meio do relacionamento entre duas meninas que acaba remontando a criação do tradicional doce paraense.
“Mandinga” (2023), de Adrianna Oliveira e Raidol, em um romance com músicas envolventes do artista Raidol;
“Noites Alienígenas” (2022), de Sérgio de Carvalho, que apresenta em um longa a vivência de três jovens do Acre frente aos problemas sociais do Brasil e a tentativa de resgatar a ancestralidade amazônida.
“Ventre” (2018), de Gaia Bê, é uma produção que traz uma trama entre uma mulher e um feto, além de abordar dilemas enfrentados durante as tomadas de decisão sobre o próprio corpo.
E POR QUE ACONTECE ESSE FESTIVAL BT?
O objetivo do festival é valorizar quem participa da cultura local, seja na música, nas artes cênicas ou no audiovisual. A curadoria das obras foi feita pela equipe organizadora do evento e reúne filmes de gêneros e formatos distintos.
“É importante destacar que o Circuito celebra a arte e entende que a cultura paraense, ou melhor, que a cultura amazônida é ampla e possui várias vertentes. Por isso, pensamos na Mostra Amazônia Multitelas, uma exibição de filmes que apresentam e representam a nossa região com excelência”, explica Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural e docente de comunicação na Universidade Federal do Pará.
Circuito Jambu Multicultural – O Festival Jambu Live é uma das atividades do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento e visibilidade da cultura local.
SERVIÇO
2ª Mostra Amazônia Multitelas – Jambu Live 2023
Data: 23 de novembro
Horário: a partir das 18h.
Local: Memorial dos Povos, na Av. Gov. José Malcher, 257. Bairro Nazaré.
Entrada: Gratuita.