///

7° Festival do Cavalo Marajoara tem programação e jogos de identidade cultural do Marajó; confira

O Festival do Cavalo Marajoara, que aconteceu no último final de semana, contou com uma programação cultural e de gincanas típicas da região. Brincadeiras como Luta marajoara feminina e masculina e o diferente Basquete a cavalo. 

Acontecendo uma vez por ano, a 7ª edição do festival contou com o tradicional “enduro do cavalo marajoara”, onde são percorridos mais de 160 km de prova, saindo de Cachoeira do Arari com destino a Soure para chegar na arena das competições.

: Reprodução/ @madsonoembaixador

As modalidades se adaptaram com as tradições e com o tempo e atualmente a organização do evento tem um acompanhamento de veterinários e o cuidado com os animais As estrelas do festival recebem um tratamento especial, priorizando pausas para dormir e comer, por exemplo, durante o tradicional Enduro que .

COMO SÃO FEITAS AS GINCANAS

Algumas das gincanas como a luta marajoara são bem divertidas e consistem em apenas uma regra, coloque a costa do seu adversário na areia. Já o basquete do cavalo conta com dois times e uma bola em campo, montados nos cavalos, os jogadores devem marcar pontos nas argolas do adversário.

: Reprodução/ @madsonoembaixador

Cela Rápida é uma das provas de agilidade, levando o participante a correr montada no cavalo, selar o cavalo no final da pista e voltar para a linha de chegada. O evento também conta diversos outros tipos de corridas, como a cavalo e de bicicleta. 

OUTRAS ATIVIDADES

O evento também acontece, atualmente, em parceria com o Sebrae na organização de estandes para empreendedoras da região como artesanato. Além da organização de outras atividades como: shows, apresentações de carimbó e cozinha show. 

: Reprodução/ @madsonoembaixador

O palco, montado pela prefeitura, também oferece shows para quem quer se divertir mais durante o evento. No primeiro dia de festa contou com  a apresentação do MC Dourado, já no segundo dia foi a vez dos cantores da região.

Segundo o influencer Madson o embaixador do marajó, que acompanhou a programação, o evento tem uma grande importância cultural para o Marajó: “Pra mim é mostrar um pouco da nossa cultura através dos nossos jogos de identidade cultural, essas modalidades esportiva que só tem aqui, mostrar a nossa gastronomia”, afirmou.