////

Espetáculo ‘PositHIVos’ mistura produção artística e debates sobre o HIV; confira!

A peça contará histórias de vivências reais sobre pessoas com HIV/Aids.

Na próxima sexta-feira, 1, acontece em Belém a apresentação do espetáculo ”PositHIVos”, da Companhia Teatral Musas, que explora a mistura do teatro e a necessidade de debater sobre as vivências e preconceitos vividos por pessoas com HIV. A peça acontece no Teatro Waldemar Henrique a partir das 20h.

A apresentação ocorre no Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS e trará histórias reais de pessoas que convivem com os olhares negativos e lutam cotidianamente contra seu apagamento. O ator e diretor Kesynho Houston começou a acompanhar e pesquisar sobre as jornadas de quem convivia com o vírus em 2020, quando um amigo próximo testou positivo para HIV. ”Foram momentos difíceis , ele era um jovem e não tinha informação nenhuma e muito menos conhecia outros jovens ou pessoas que estivessem passando por isso. Tive a ideia de conhecer as histórias de pessoas que vivem com o vírus e contar as histórias delas em uma peça de teatro , eu, ator, usando meu ofício para levar informação e acolhimento para muito mais pessoas , que fossem além do meu amigo.” comentou ele.

O ator Kesynho Houston comentou sobre sua participação em ”PositHIVos”. Reprodução: Instagram.

Kesynho também falou sobre a construção de ”PositHIVos” e sua primeira edição. ”Em 18 de Setembro de 2021, o texto final estava pronto e começamos os ensaios e tivemos apoio da ONG Arte pela Vida, que cuida a mais de 30 anos de pessoas com HIV /AIDS aqui em Belém. No dia 14 de Janeiro de 2022, fizemos nossa estreia no palco do teatro Waldemar Henrique, em uma noite cheia de emoção, uma plateia onde pessoas choravam, se alegravam e celebravam a arte de estar vivo”.

O ator finalizou comentando a importância de levar a temática para o teatro. ”Falar sobre o HIV no Teatro é um ato político, o HIV é um vírus que pode chegar para qualquer pessoa, respeitando o direito de privacidade de imagem de cada um ao montar a dramaturgia do espetáculo. Quando ninguém fala do assunto, quem convive com o vírus se sente sozinho e o preconceito só aumenta. Quando um jovem que descobriu seu diagnóstico recentemente, vai ao teatro e vê histórias que tem o mesmo contexto que a sua, e tudo encenando por outros jovens, ele se sente acolhido”, respondeu Kesynho.

Com o elenco de Pedro Ribeiro, Karla Noronha, Safira Clausberg e Kesynho Houston, os ingressos variam entre R$ 40 (Inteira) e R$ 20 (meia), sendo esse mesmo valor se for compra adiantada. A segunda edição do espetáculo tem classificação indicativa para +16 anos.

O espetáculo trata a sensibilidade de quem vive apagado socialmente no cotidiano por ter HIV. Reprodução: Kesynho Houston.

SERVIÇO

Espetáculo PositHIVos

Data: 1 de dezembro

Horário: 20h

Local: Teatro Waldemar Henrique

Ingressos: Sympla.com