Há cerca de 15 dias moradores do Conjunto Satélite, no bairro do Coqueiro em Belém, denunciam que estão enfrentando problemas com a água que chega nas torneiras das residências. Segundo a comunidade, a água está com ferrugem e mal cheiro, impossibilitando que os afazeres domésticas sejam realizados, como lavar louça, tomar banho e escovar os dentes.
“A água aqui no conjunto é pura ferrugem e mal cheiro. Segundo a Cosanpa, estão fazendo uma manutenção em dois poços, mas parece que não tem fim esse serviço. Não esclareceram o que ia ser feito pra gente (moradores), sendo que a conta de água vem alta porque, para limpar essa água, temos que deixar a torneira aberta por cerca de duas horas. A água está imprópria para consumo, tomar banho, lavagem de roupa, louça, impossível fazer comida”, denuncia uma moradora.
Ainda segundo relata a moradora, a solução da comunidade é comprar água mineral e contar com a ajuda de parentes.
“Estou comprando água mineral para fazer comida, beber. A roupa está acumulando e temos que deixar a torneira aberta por duas horas para limpar essa ferrugem, porém, a água vem fedendo a ferro. Estou pensando em levar as roupas acumuladas para lavar na casa da minha sogra. Todo dia compro garrafão de 20 litros, que custa em torno de R$ 8,50, já comprei uns cinco. Olha aí o custo que estou tendo”, lamenta a moradora.
Além do Satélite, o problema está atingindo outros conjuntos nos bairros do Coqueiro e no Parque Verde: Maguari, Pedro Teixeira, Orlando Lobato, Ilha Porchat, Mururé e Comunidade Teixeirinha.
Sobre o problema, o BT entrou em contato com a Cosanpa e aguarda retorno.
[NOTA EMITIDA PELA EQUATORIAL]
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informa que será realizada a limpeza na rede de distribuição do poço ativado para atender os moradores do setor Ipasep. O serviço vai melhorar a qualidade da água nos conjuntos Coqueiro, Satélite, Maguari, Pedro Teixeira, Orlando Lobato, Ilha Porchat, Mururé e Comunidade Teixeirinha. A Cosanpa reitera que equipes trabalham na reativação de mais um poço para fortalecer o abastecimento na área. Enquanto isso, caminhões-pipa auxiliam os moradores