//

Marituba registra redução nos índices de criminalidade após implantação da Usina da Paz

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), os municípios com Usina da Paz em atividade servindo a comunidade e proporcionando melhor qualidade de vida e serviços, observou-se uma redução nos índices de criminalidade. É o caso da cidade de Marituba, que integra a Região Metropolitana de Belém, teve queda de 33% no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Segup.

No no bairro Centro, em Marituba, por exemplo, a redução foi de 33,3% nos números da criminalidade. Já em relação aos crimes violentos letais e intencionais, a redução foi de 75% no bairro Centro, em Marituba.

Usipaz Nova União em Marituba. Imagem reprodução: Ascom/Prefeitura de Marituba

Em números gerais, segundo a Segup, os bairros assistidos pelo Programa das Usinas da Paz reduziram, em média, 60,4% os crimes de roubo, e 39,13% os crimes violentos letais e intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal. Os números são referentes ao primeiro semestre deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado.

Além disso, para o secretário de Segurança de Marituba, Janderson Viana, esses avanços se dão graças a melhora na infraestrutura, como praças, ruas e iluminação pública que trouxeram melhores condições de vida à população.

A Guarda Civil Municipal recebeu investimentos e fortalecimento. Imagem reprodução: Ascom/Prefeitura de Marituba.

Ele destaca também que o trabalho integrado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e todo os investimentos do Governo do Estado na segurança pública no município acabaram por refletir nestes números.

RANKING DAS CIDADES

Os bons resultados na redução da criminalidade impulsionaram a cidade de Marituba cair na colocação do ranking das cidades mais violentas do Brasil. Em 2011, o município se encontrava em 8º lugar neste ranking, em 2023 esta colocação passou para o 50º lugar. Por outro lado, de janeiro a novembro, nos bairros União e São Francisco, foi registrado um homicídio, enquanto em 2022 foram registrados 04, uma redução de -75%.

“Quando uma gestão municipal trabalha com compromisso com a qualidade de vida e integrada com o Governo do Estado, os resultados com certeza aparecem”, destacou o titular da Sesped.

O investimento em infraestrutura pode melhorar a segurança pública de diversas maneiras. Imagem reprodução: Ascom/Prefeitura de Marituba.

INVESTIMENTO SOCIAL

Desde 2021, já foram asfaltados mais de 180 quilômetros de vias públicas em Marituba, assim como já foram entregues 06 praças à população através do programa “Transformar para Viver Bem”.

Também já foram reformadas duas praças. Além das novas praças o programa também pretende revitalizar todas as 24 existentes em Marituba.

No que diz respeito a iluminação pública, mais de 5 mil pontos de luz já foram instalados. “O investimento em infraestrutura pode melhorar a segurança pública de diversas maneiras, uma Iluminação adequada reduz locais propícios para atividades criminosas, aumentando a visibilidade e a segurança, assim como a melhora das vias de acesso e a mobilidade facilitam o acesso rápido das forças de segurança a diferentes regiões, agilizando as respostas a emergências”, destacou o secretário.

A Prefeitura também está investindo em prevenção, através da Sesped, aumentando o contingente da Guarda Civil Municipal para 80 agentes e investindo em equipamentos e capacitação, assim como está viabilizando a realização de concurso público para novos agentes. Na página da prefeitura já foi publicado o perfil profissiográfico para o cargo.

Janderson conclui que a Sesped também implantou a Corregedoria da Guarda Civil Municipal e desenvolve projetos de prevenção como a Guarda Mirim que consiste em desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e multidisciplinares, estimulando o senso de cidadania, responsabilidade, ordem unida, disciplina e formação do caráter dos alunos.

*Feito com informações de Ascom/Prefeitura de Marituba.