O público inscrito no IFC Amazônia, que será realizado no Hangar – Centro de Convenções, entre os dias 3 e 5 de dezembro, poderá conhecer na prática o potencial dos peixes e insumos amazônicos na gastronomia. No Corredor do Sabor, espaço destinado à valorização dos produtos locais, serão realizadas aulas com chefs locais na cozinha show, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
A programação é gratuita e aberta ao público inscrito no IFC Amazônia- o credenciamento deve ser realizado no site www.ifcamazonia.com.br. As inscrições para as aulas-show serão feitas no local, com vagas limitadas.
Em 2015, Belém foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o selo de ”Cidade Criativa da Gastronomia”. Como boa parte da culinária paraense tem como base o pescado, o IFC Amazônia promoverá a Cozinha Show com seis renomados chefs locais, que vão apresentar receitas regionais à base de peixes nativos, como o pirarucu. Quem comandará o fogão serão os chefs Edvaldo Caribé Costa Filho; Antônio Comaru; Lucilene Gonçalves Torres; Wagner Vieira; Maria Fernanda Pinto e Fábio Sicília.
Para Lelio Costa, presidente da Codem, o evento é uma grande oportunidade de mostrar como a gastronomia local também faz parte dessa cadeia produtiva. “É uma honra e nos enche de gratidão e acolhimento, na condição de Cidade Unesco da Gastronomia Criativa, receber o IFC Amazônia. Este grande evento vai debater e compartilhar experiências sobre um território estratégico para o planeta: a Amazônia, onde está localizada a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo. Um bioma complexo, mas que precisa buscar caminhos e alternativas econômicas e sociais sustentáveis, com geração de renda e emprego para quem habita e defende a região”, ressalta Lélio Costa.
“O peixe é a grande estrela do evento e uma boa forma de conhecê-lo é por meio da gastronomia”, aponta a empresária Eliana Panty, diretora executiva do IFC Amazônia. “Os chefes selecionados são “embaixadores” do Corredor do Sabor e vão apresentar ao público de vários estados e países pratos criativos com peixes nativos e outros ingredientes locais, valorizando a biodiversidade da região”, finaliza.
Programe-se
03/12-Domingo
15h às 16h- Wagner Vieira
Prato: Pirarucu Defumado com Legumes confitados, banana da terra moqueada e pesto de flor de Jambu.
É co-fundador do Toró Gastronomia Sustentável. Atua na cozinha há 10 anos, comprometido na investigação de ingredientes regionais de produção local e em práticas ecológicas e fazeres e saberes étnicos amazônicos como alternativas sustentáveis para uma gastronomia mais consciente, criativa e saborosa.
16h30 às 17h30 – Edvaldo Caribé
Prato: Taco de Farinha d’Agua, com creme azedo de cupuaçu e picles de pimenta do cheiro com Jambu.
É chef e pesquisador de cultura alimentar, com enfoque na cozinha ameríndia e amazônica. É juiz de competição certificado pela Associação Americana de Barbecue. Seu livro, “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”, foi o primeiro levantamento histórico sobre a cultura do churrasco no Brasil.
04/12 – Segunda- feira
15h às 16h- Lucilene Gonçalves Torres
Prato: Peixe Marajoara com farofa de Pirarucu
É uma das mais conhecidas “boieiras” do Ver-o-Peso, sendo reconhecida pela qualidade dos pratos regionais e pela sua “cozinha de raiz”. Já venceu premiações de gastronomia de nível local, regional e nacional. Com o sucesso do box no Ver-o-Peso, também abriu seu próprio restaurante de culinária regional.
16h30 às 17h30 – Maria Fernanda Pinto
Prato: Tartar de Pirarucu Fresco ao molho de coco e perfume de pesto de Jambu
É gastróloga, consultora e empreendedora, especialista em docência pela Universidade da Amazônia, atua na área de garde manger, cozinha quente e regional da Amazônia, além de ministrar diversos cursos e atuar na produção de vídeos com enfoque na culinária e gastronomia regional.
05/12 – Terça- feira
15h às16h- Fábio Sicília
Prato: Peixe ao molho de Cacau
É um dos nomes mais conhecidos e premiados da culinária da Amazônia. Membro da Academia Brasileira de Gastronomia, já participou de vários festivais internacionais. Com formação em renomadas instituições de gastronomia da Itália, é também empreendedor, professor, sommelier e chocolatier.
16h30 às 17h30 – Antônio Comaru
Prato: filé de Acará Açu laqueado com melaço de cana e limão catena, acompanhado de cuscuz Amazônico. É estudioso e especialista no uso de pescado amazônico para pratos com outros elementos da região com toque sofisticado. Também produz receitas autorais a partir da cultura e dos ingredientes da Amazônia, além de ser professor do curso superior de tecnologia em gastronomia da Universidade da Amazônia e fundador do Projeto OCA Culinária.
Sobre o IFC Amazônia – O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação) é co-realizadora do evento. É patrocinado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco da Amazônia S.A e Norte Energia (Usina Hidrelétrica Belo Monte). Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).