No último sábado, 02, mais de dois mil quelônios, entre espécies de tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús voltaram às águas do Rio Xingu, no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, em Senador Porfírio, no sudoeste do Pará.
A ação é do Projeto Tartarugas do Xingu, que continua com a iniciativa no próximo fim de semana, com expectativa de devolver aproximadamente 20 mil filhotes à natureza. Até o final do ano, o projeto prevê soltar cerca de 600 mil tartarugas no local. O projeto auxilia na preservação das três espécies envolvidas e a conservação ecológica em torno do Xingu.
CONTRIBUIÇÃO AMBIENTAL
O Revis Tabuleiro do Embaubal é parte de uma das 28 Unidades de Conservação (UCs) do Ideflor-Bio, sendo a maior área em que essas espécies de quelônios desovam no mundo. Iniciada em 2016, o espaço possui cerca de quatro mil hectares, com diversas espécies de plantas e animais habitando o local.
As equipes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, ajudaram na escavação da areia para auxiliar o projeto. O planejamento do fenômeno está sendo acompanhado desde agosto, em que três biólogos e 15 monitores iniciam as ações para ajudar a desova das espécies. A eclosão dos quelônios ocorre desde novembro, em que os animais nascem e se direcionam ao rio.