//

Vídeo: em Castanhal, policiais salvam bebê que estava engasgado e não conseguia respirar

Um bebê de oito meses foi salvo por policiais militares na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, após ter se engasgado com açaí e farinha. O caso ocorreu no sábado,2.

De acordo com a ocorrência policial, uma equipe que fazia ronda no centro comercial da cidade foi abordada por uma família, que estava em um carro. A bebê estava engasgada, não conseguia respirar e estava com o corpo mole e roxo, segundo a ocorrência.

O sargento Glauber Silva e o soldado Assumpção realizaram a manobra de Heimlich e a via respiratória da criança foi desobstruída.

No vídeo acima é possível ver que a criança chora e volta a movimentar o corpo. Um dos policiais checa a respiração da bebê. O pai parece nervoso.

A mãe da bebê informou aos policiais que a possível causa foi a regurgitaçāo – refluxo – de açaí com farinha. A família foi levada até uma Unidade de Pronto Atendimento.

O engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).

Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.

Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.

A MANOBRA DE HEIMLICH

Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia. A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.

O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.

Bebês engasgados, a recomendação é a seguinte:

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
  • O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
  • Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

VEJA VÍDEO: