A família do jovem Carlos Matheus Marcelino, de 25 anos, denuncia que o rapaz está há mais de 36 horas aguardando nos corredores do Pronto Socorro Municipal do Guamá, em Belém. Desde a noite da última terça, feira, 5, quando Carlos deu entrada na unidade, o paciente e a família aguardam pela cirurgia que é urgente.
“Desde que ele chegou aqui (PSM do Guamá), é assim que ele está. Com o pé numa cadeira de plástico esperando pela cirurgia. Ele está tendo assistência do hospital, mas desse jeito aí que você tá vendo, sem o cuidado específico que ele precisa. O hospital começou a dar mais atenção depois que vocês (o BT) entraram no caso e cobraram”, detalhou a mãe do paciente.
Ainda de acordo com a mãe do jovem, Carlos ainda não tinha o cadastro SISREG (Sistema Nacional de Regulação), que é o número de identificação do paciente e permite o acesso a informações pela rede pública de saúde.
O BT entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso de Carlos Marcelino para a realização da cirurgia do paciente. Em nota, a Sesma disse que o paciente Carlos Matheus Marcelino dos Santos deu entrada no Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira nesta quarta-feira, 6, sendo atendido pela equipe de urgência de trauma e passou por exames que constataram a necessidade de cirurgia, a ser realizada na rede conveniada.
Ainda em nota, a Secretaria afirmou que o paciente já está cadastrado para transferência na central de regulação municipal. Ainda hoje, o paciente passará por nova avaliação.
Entretanto, Secretaria de Saúde não respondeu ao nosso questionamento sobre quando seria a cirurgia do jovem. A família teve ciência da marcação da cirurgia horas depois do nosso primeiro contato com a Sesma.