O novo presidente da Argentina, Javier Milei, revogou um decreto do governo antecessor e colocou sua irmã, Karina Milei, como Secretária-Geral da Presidência. O novo texto foi publicado hoje, 11.
Milei alterou um decreto que impedia o presidente de nomear familiares diretos na adminsitração pública. Na função, Karina é responsável por auxiliar o presidente na concepção de políticas públicas, preparar mensagens, executar tarefas cerimoniais e protocolares, segundo a imprensa argentina.
De acordo com o jornal Clarín, Karina é a pessoa mais próxima e influente de Milei. O presidente se emocionou ao empossar sua irmã em cerimônia na Casa Rosada.
REUNIÕES
Nesta segunda, 11, um dia após a posse, Javier Milei se reunirá com sua equipe às 9h da manhã, para dar início às mudanças econômicas mais estruturais, que devem ser encaminhadas ao Congresso ainda essa semana. Todos os ministros devem participar da reunião.
O pacote de medidas econômicas deve ser anunciado nos próximos dias. Algumas necessitam da aprovação do Congresso, mas outras não, como a retirada de subsídios de tarifas públicas, a exemplo da água, luz e transporte. Também se prevê a liberação do preço dos combustíveis e dos planos de saúde.
Milei já informou que não realizará obras públicas e essa decisão entraria como forma de veto. Outra demanda cara à Milei é a privatização de empresas públicas, como a petroleira YPF e a Aerolineas Argentinas, entre outras; além da revisão de planos sociais e aposentadorias, essas medidas, no entanto, precisam passar pelo Congresso.
Feito com informaçõe de UOL.