Nesta próxima sexta-feira, 15, o festival Psica, que reúne mais de 700 artistas em três dias de apresentações, inicia sua programação promovendo quatro palcos de shows gratuitos na Cidade Velha, misturando lambada, samba, aparelhagens regionais de sucesso e diversos outros para embalar o final de semana da capital paraense.
Os palcos estarão espalhados no Píer da casa das 11 Janelas, praça Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo e na Praça do Relógio, incluindo atrações como as aparelhagens Ouro Negro e Rubi. Já nos dias 16 e 17, os festejos continuam no Mangueirão com entradas feitas por ingressos disponíveis no site do Psica . A lista de atrações trará as vozes nacionais renomadas de Jorge Ben Jor e Alcione.
O diretor do Psica, Jeft Dias, comentou a animação desta edição do Psica, que promete trazer artistas em destaque e ainda valorizar as produções nortistas. ”É a maior edição do Psica. Nunca foi realizado nada parecido em proporção na Cidade Velha. Somos um festival que valoriza a cultura local, então nossos artistas estão ali, nossa riqueza sonora, nossa diversidade. E também trazemos artistas de renome nacional e internacional, como é o caso do Mateus Aleluia, Jorge Ben e Alcione. E esses nomes aparecem em destaque na mesma proporção que artistas daqui, como Gaby Amarantos, Viviane Batidão, e as aparelhagens Crocodilo e Carabao. Isso coloca nossa cultura em destaque no Brasil”, disse o gestor.
COMEÇA A PARTIR DAS 18 HORAS!
A noite de Psica se inicia com um cortejo movido à cultura popular amazônica a partir das 18h, com concentração às 16h30, no Açaí Biruta, centro histórico de Belém, comandados por aproximadamente 100 brincantes, baianas, batuqueiros, representantes das tradições de matriz africana, grupos parafolclóricos, atores e carnavalescos da região. Bruna Suellen, coordenadora do cortejo, defende a importância do projeto para manter as raízes culturais e plurais nortistas vivas. “O cortejo esse ano tem o nome de Cortejo Encantado. A ideia é trazer o máximo de artistas iniciantes da cena cultural do Pará. Vamos levantar bandeiras, como uma referência às tradições afro amazônicas, saudando as mulheridades da Amazônia. O cortejo é o abre-caminhos em busca de boas energias e afirmação de compromisso com o nosso território, com o lugar da onde falamos”, disse Bruna. Confira abaixo o mapa dos três dias do Psica:
A programação para todos os gostos traz a potência dos tambores da banda afro Axé Dudu e a força feminina da cantora Kaê Guajajara, que também compõe, é atriz e ativista indígena. No palco entitulado ”Rio Voador”, os mestres Aldo Sena, Curica e Solano se juntam com o Clube da Guitarrada para animar o início do fim de semana em Belém com as produções paraenses, que também terá a presença inédita da Amazônia Jazz Band, Orquestra Som de Pau Oco, além de mestras e mestres da cultura popular. Aos fãs de uma dança regional, a noite será embalada pela Lambada Social Clube, o samba do Fé no Batuque, o Bando Mastodontes e a artista de carimbó urbano, Flor de Mururé. A noite finaliza com as famosas aparelhagens Lendário Rubi e Ouro Negro, animando a capital para mais dois dias de festival no sábado e domingo.