///

Belém 408 anos: você sabe as diferenças entre o Theatro da Paz e o Teatro Amazonas?

Nesta sexta, 12, Belém comemora seus 408 anos de existência, um passeio pelo imponente Theatro da Paz se torna essencial para compreender não apenas a história do local, mas também a rica história da cidade e seus costumes. Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, o Theatro da Paz é uma joia arquitetônica da cidade.

Num tour que leva cerca de 40 minutos, os visitantes são brindados com curiosidades fascinantes, sendo a mais notável a comparação com o Teatro Amazonas, situado em Manaus, no estado vizinho.

Theatro da Paz e Teatro Amazonas: você sabe as diferenças entre os maiores teatros da Amazônia? Imagem reprodução.

THEATRO DA PAZ E TEATRO AMAZONAS: SUAS DIFERENÇAS

Enquanto no Amazonas os “ricos” ocupavam os assentos no último andar, observando a “plebe” lá embaixo, no Theatro da Paz, os mais abastados desfrutavam do primeiro piso, invertendo a lógica social da época.

Sendo característica única do teatro de Belém, a inversão social na distribuição de assentos. Ao contrário de outros teatros da época, os mais abastados ocupavam os assentos do primeiro piso, enquanto os menos favorecidos ficavam no alto, conhecido como “Paraíso”.

O intrigante arranjo resultava em protestos do alto (ironicamente chamado de Paraíso), com cuspes ocasionalmente direcionados aos abastados. Apesar dessas peculiaridades, o prédio é mantido em excelente estado de conservação, passando atualmente por reformas na fachada. A facilidade de locomoção e a presença de banheiros bem mantidos tornam a experiência agradável para todos, incluindo famílias com crianças.

BELÉM: APOGEU ECONÔMICO NO CICLO DA BORRACHA

Ao completar 408 anos, Belém atingiu seu ápice econômico durante o Ciclo da Borracha, destacando-se nesse período com projetos de arborização e modernização, liderados por Antonio Lemos. O Theatro da Paz, inspirado no Teatro Scalla de Milão, foi o primeiro teatro de grande porte na região amazônica, sendo considerado um monumento do Brasil.

Importante ressaltar que a maioria dos objetos de arte, incluindo mármore, ferro, bronze e outros materiais decorativos, foi importada da Europa. O salão tem capacidade para 900 pessoas, mantendo até hoje as cadeiras no estilo da época, feitas de madeira e palha. Continua a receber peças e espetáculos, sendo diariamente guiado por especialistas que acompanham turistas, proporcionando uma imersão na rica história do teatro.

A visita ao Theatro da Paz não é apenas uma viagem ao passado, mas um convite para refletir sobre as transformações sociais e culturais que moldaram não apenas Belém, mas toda a região amazônica. Enquanto celebra suas quatro décadas e oito anos de história, a cidade reitera sua importância como guardiã de tesouros arquitetônicos que conectam o presente ao fascinante legado do passado.

Fonte:
Arquivo Público
Belemtur
Adaptação: Professor Kleber Pinheiro