A segunda edição do programa social ‘CNH Pai D’égua’ foi lançada nesta terça-feira, 9, e contou com a divulgação do edital para as inscrições que começam no próximo dia 29 de janeiro para candidatos de Belém e prevê alguns requisitos para se inscrever no programa.
O projeto, que é do Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), vai ofertar 60 mil vagas para os paraenses que queiram tirar a carteira de habilitação de forma gratuita. O processo de seleção será feito de forma online, exclusivamente pelo site do Detran.
Confira o processo de inscrição:
Os candidatos devem ser ativos no programa CadÚnico, serão considerados validações do programa até setembro de 2023, além de verificar se cumpri os pré-requisitos como: ter 18 anos completos, não ter sofrido penalidades judiciais envolvidas com trânsito nos últimos 5 anos, possuir documentos oficiais com foto e comprovante de conclusão do ensino fundamental.
O candidato deverá, ao entrar no site de inscrição, informar seus dados como; Nome; Identidade; Número de Inscrição Social – NIS; Município de seu domicílio, que deve coincidir com o registrado no CadÚnico; CPF; Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança ou adição de categoria; Data de nascimento; Número de telefone e e-mail.
Após inserir as informações necessárias o candidato deve escolher o grupo desejado:
- ampla concorrência
- mulher
- Pessoas com Deficiência (PcD)
A publicação dos aprovados pelo programa será divulgada digitalmente pelo site www.detran.pa.gov.br no dia 23 de fevereiro. Após a confirmação da vaga, os candidatos terão um prazo para realizar a matrícula no programa e abertura do processo RENACH de forma presencial para a realização da coleta de dados biométricos.
Os candidatos selecionados deverão comparecer às Unidades de Atendimento, CIRETRAN’s ou Estação Cidadania, com original e cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Comprovante de residência com postagem ou vencimento de no máximo de 90 (noventa) dias;
- Certificado ou declaração que comprove a sua escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) ou equivalente em outra Unidade Federativa;
- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará, com vencimento máximo de 90 (noventa) dias.
Após a abertura do RENACH, o candidato deverá acessar o site do DETRAN/PA para agendamento do exame de aptidão física e mental, e avaliação psicológica.
PARA OS MOTORISTAS DE PRIMEIRA VIAGEM: Para os candidatos à Primeira Habilitação, após a conclusão e aprovação nos exames previstos, deve-se acessar o site novamente para a emissão do boleto isento de 2ª fase, e após optar por um dos Centros de Formação de Condutor – CFC credenciados, conforme a lista disponibilizada no site, para realizar aulas teóricas e práticas.
É bom ficar atento às datas e prazos que, se perdidas, podem acarretar na eliminação do candidato. Todas as informações estão disponíveis no edital do programa CNH Pai D’égua (CLIQUE AQUI).