Uma explosão no depósito de produtos químicos da mineradora Imerys Rio Capim, em Vila do Conde, no município de Barcarena, ocasionou um incêndio e formou uma nuvem de fumaça tóxica em várias comunidades locais. O acidente aconteceu por volta de 20h30 desta segunda-feira, 6. Até o momento não há confirmação de vítimas.
Moradores disseram que sentiram um mau cheiro e coceiras pelo corpo por conta da fumaça. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o município para atender a ocorrência.
De acordo com informações do Portal Ver-o-Fato, a explosão liberou uma substância chamada hidrossulfito de sódio, utilizada em produtos de limpeza industrial, em indústria têxtil no branqueamento e tingimento de tecidos e couros, no branqueamento redutivo do caulim, açúcar, papel, melaço e papel.
A Imerys Rio Capim Caulim S/A é faz parte da Imerys Pigmentos para Papéis, que fornece caulim e carbonato para a indústria papeleira.
Moradores da Vila do Conde, revoltados, foram para frente da mineradora pedir providências. Segundo relatos, a fumaça também está causando incômodo na garganta e dores de cabeça.