O ator Robert Downey Jr. famoso por interpretar o personagem Homem de Ferro no Universo Cinematográfico da Marvel afirmou em entrevista ao podcast Literally que a atuação como o personagem foi uma das melhores de sua carreira, mas não foi reconhecida.
“Eu me senti tão exposto depois de estar no casulo da Marvel, onde acho que fiz alguns dos meus melhores trabalhos, mas passou um pouco despercebido por causa do gênero.”, afirmou o ator.
Robert ainda afirmou que após deixar o papel teve que enfrentar inseguranças na carreira de ator: “Fiz um favor a mim mesmo, porque o tapete foi puxado definitivamente debaixo de mim e todas as coisas nas quais eu estava me apoiando, ao contrário do que era minha compreensão de confiança e segurança, cara, elas evaporaram. E isso me tornou ensinável.”.
Como Homem de Ferro, Downey Jr. esteve presente em diversos filmes desde 2008 quando entrou no personagem. Sua grande despedida foi em Vingadores: Ultimato (2019) e depois marcou presença em outros filmes como “Dollitle”, em 2020, e o mais recente sucesso “Oppenheimer”.
Downey Jr. interpretou o Homem de Ferro em 10 oportunidade, dividindo-se entre o protagonismo e participações especiais. Seu último trabalho com o Marvel Studios foi em Vingadores: Ultimato, de 2019. Depois, ele estrelou Dolittle, em 2020, e Oppenheimer, filme que o colocou como um forte candidato ao Oscar neste ano.