A capital paraense entrou em alerta meteorológico Amarelo na manhã desta terça-feira e segue até a quarta-feira, 17. A informação foi repassada pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) à Prefeitura de Belém.
A cor amarela indica previsão de fortes pancadas de chuvas até às 10h da manhã desta quarta, além de apontar a combinação de maré alta e fortes chuvas nesta tarde.
O relatório do Climatempo aponta pancadas de chuvas a partir do meio da tarde e marés altas que ultrapassam os três metros de altura, um caso que já precisa da máxima atenção dos moradores da cidade.
O alerta é importante para a população, sobretudo, dos condutores de veículos e das pessoas que vivem nas áreas mais baixas da cidade se prevenirem das consequências dos fenômenos meteorológicos como alagamentos.
PREVENÇÕES
A atualização do relatório de áreas de risco de deslizamento feito por meio de ação integrada dos órgãos municipais: Defesa Civil, secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan) e mais Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está ocorrendo em vários distritos da capital paraense desde o mês passado. O levantamento vem ocorrendo em Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro.
Na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil de Belém esteve em Mosqueiro avaliando as áreas de riscos de deslizamentos, registro feito a cada 15 dias. A equipe vai voltar ao distrito para avaliar as áreas das praias do Marahu, Paraíso, Bispo e Praia Grande, onde a erosão já comprometeu algumas vias.
MARÉS DE ATÉ TRÊS METROS
A Tábua de Marés divulgada esta semana mostra que até quinta-feira, 19, Belém poderá ter marés altas de até mais de três metros. Nesta terça-feira, 16, a maré alta chega a seu ponto máximo às 15h13min, com altura de 3.1m.
Nesta quinta-feira, 18, a maré alta está prevista em 3.1 metros, às 4h38min e 3 metros, por volta das 17h.