Se tem uma coisa que todo paraense nasce sabendo, é do talento absurdo da música produzida no Pará. O estado, que conta com incontáveis artistas de renome, tem duas artistas liderando as paradas musicais do Brasil desde o fim de 2023, e que carregam a cultura do Pará para os quatro cantos do Brasil: são elas a rainha do Calypso Joelma e Manu Bahtidão.
A paraense Joelma tem uma carreira consolidada desde os tempos em que liderava os vocais da banda Calypso, fenômeno de vendas de cd’s e dvd’s, tem mais de 25 anos de carreira, e já lidera um legado consagrado com marcas impressionantes de vendas de discos, com aproximadamente 20 milhões de álbuns comercializados.
Já a cantora, compositora e bailarina Manu Bahtidão, que nasceu no estado de Alagoas, mas começou a carreira de cantora no Pará, cantou na Banda da Loirinha nos anos 2000. Teve uma pequena passagem pela banda Companhia do Calypso após a saída de Mylla Karvalho. Mas foi em 2008 que estourou com a Banda Batidão, um projeto que levou o tecnomelody por todo o Brasil. Manu sempre falou com carinho e orgulho do Pará, lugar que a acolheu e onde nasceu o tecnomelody e o tecnobrega.
As duas são sinônimo de sucesso, principalmente quando falamos dos hits “Voando pro Pará”, de Joelma, que é de 2016, mas viralizou nas redes sociais em 2023, e “Daqui pra sempre”, música de Manu gravada em parceria com Simone Menendes e que bombou nas rádios de todo Brasil.
Até o momento, “Voando pro Pará” já acumulou 13.643.967 reproduções apenas no streaming de música Spotify.
E o hit de Manu, “Daqui pra sempre”, sucesso absoluto, já acumula a incrível marca de 99.324.641 reproduções no mesmo aplicativo.
Juntas as artistas que carregam o nome do Pará com os ritmos calypso e tecnomelody.
OS HITIS NOS PALCOS DO PARÁ
Nos mês de janeiro, as duas estrelas se apresentaram na região metropolitana de Belém em shows gratuitos. Joelma cantou e arrebatou o coração de mais de 80 mil fãs no aniversário de Ananindeua, no dia 3 de janeiro, em uma apresentação que reuniu fãs de todos os cantos do estado.
Já Manu brilhou em um show aberto no estacionamento do estádio do Mangueirão, na véspera do aniversário de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro. O show foi um convite do próprio governador do Pará, Helder Barbalho, como presente para a capital paraense.