Um curso de gastronomia está sendo promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) para qualificar a população paraense. O projeto acontece nos espaços das Usinas da Paz.
Atualmente, a Sectet está com o curso em nove unidades, simultaneamente, totalizando 270 pessoas em formação, nas usinas de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Jurunas, Terra Firme, Guamá, Cabanagem, Marituba, Icuí-Guajará e Bengui.
As inscrições para participar do projeto podem ser feitas diretamente na recepção das usinas, segundo o coordenador do curso de gastronomia pela Sectet, Bruno Morais. Ele ainda ressalta a importância do projeto:
“Os cursos que a gente oferece, hoje, nas usinas, contribuem, principalmente, para o fomento da empregabilidade e o empreendedorismo dessas pessoas”, afirmou.
“Todas as vezes que nós abrimos as inscrições, [os cursos] lotam imediatamente e a gente tem que criar um cadastro de reserva, justamente para que isso possa, cada vez mais, atender o maior número de pessoas e que essas pessoas saiam satisfeitas também”, finalizou o coordenador.
A Sectet conta com um quadro de 18 instrutores voltados para a capacitação destes alunos. Entre os módulos oferecidos, está a Cozinha quente descomplicada; Lanches, pães e bolos; Formação em culinária amazônica; Feijoada brasileira; Vatapá; Caldinhos e sopas e Doces simples e finos.
O objetivo do curso é incentivar a economia local, bem como o crescimento de pequenos empreendedores para que possam expandir seus negócios. Ao final de cada módulo, todos recebem certificação.
Com informações de Agência Pará*