Um homem identificado como Edmar Santos Costa Moreira, de 38 anos, morreu após ser abordado e imobilizado por agentes de segurança do metrô de Salvador. Ele é jogado no chão por um deles, que segura seus braços enquanto coloca o joelho sob sua nuca. Ele sofre golpes nas costas e no pescoço. Depois, o outro agente também pisa na vítima, que parece não resistir mais.
Uma câmera de segurança registrou toda a ação, que aconteceu por volta das 6h da manhã de 6 de janeiro. Após perceberem que Edmar não reagia mais, os seguranças o soltaram e retiraram a algema. Edmar deixa esposa e três filhos.
A CCR Metrô lamentou o ocorrido e disse que instaurou um procedimento interno para apuração do acontecimento.
Segundo a concessionária, Edmar ingressou no terminal cambaleando e chegou a ser ajudado por outras pessoas. Posteriormente, ainda de acordo com a empresa, ele teria se envolvido em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.
“Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU”.
Ainda em nota, a CCR informou que os agentes que estiveram envolvidos na ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações.
Leia a nota completa:
O Metrô Bahia lamenta o falecimento do senhor Edmar Santos Costa e informa que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos na manhã de 6 de janeiro, quando agentes de atendimento e segurança da empresa foram acionados para atuar em uma ocorrência no Terminal de Ônibus Acesso Norte. Desde o ocorrido, a concessionária colabora com as autoridades na investigação dos fatos, tendo cedido a elas a integralidade das imagens de suas câmeras internas, que comprovam os seguintes fatos:
– O passageiro ingressou no terminal cambaleando e chega a cair ao chão, sendo ajudado por outras pessoas que estavam no local.
– Instantes depois, ele se envolve em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.
– Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU.
Os agentes que participaram do atendimento desta ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações. A Concessionária ainda esclarece que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população.