Na última semana, os copos térmicos da marca Stanley estiveram entre as polêmicas das redes sociais. O debate começou após internautas, principalmente nos Estados Unidos, realizarem testes que supostamente detectariam a presença de chumbo nos produtos, o que gerou grande preocupação entre os consumidores da marca, isso porque o metal é tóxico para vários sistemas do corpo humano.
A Pacific Market International, fabricante dos famosos copos térmicos, explicou que de fato, os produtos contém chumbo em sua composição, o metal é utilizado como material de vedação na base do copo, entretanto, segundo a empresa, um revestimento de aço inoxidável impede o contato direto com o consumidor.
Assista a trend:
Quais os riscos para a saúde?
A intoxicação por chumbo ocorre com a exposição recorrente a esse metal tóxico ao longo de meses ou anos, quando os sintomas começam a aparecer. Estão entre eles estão alterações de personalidade, dores de cabeça, perda de sensibilidade, fraqueza, sabor metálico na boca, instabilidade na locomoção, falta de apetite, vômitos, prisão de ventre, cólicas abdominais, dores em ossos ou articulações, hipertensão arterial e anemia.
A OMS identificou o chumbo como um dos dez produtos químicos de maior preocupação para a saúde pública. Ela alerta que o metal é tóxico para vários sistemas do corpo, incluindo o sistema nervoso central e o cérebro, o sistema reprodutivo, os rins, o sistema cardiovascular, o sanguíneo e o imunológico.