//

Doença diarreica aguda: Instituto Evandro Chagas atende a população para investigar causas

Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. — Foto: Marco Santos/Agência Pará

O Instituto Evandro Chagas (IEC) está realizando exames em pessoas diagnosticadas com doença diarreica aguda para saber e compreender as possíveis causas da patologia, que é um dos principais sintomas do rotavírus. O serviço é oferecido na Unidade de Vigilância sindrômica (SOAMU), que fica localizada na rodovia BR-316, km 07, S/N, no bairro Levilândia, em Ananindeua. O atendimento será de segunda a sexta de 7h às 9h.

Para a realização dos exames, o IEC recomendou o comparecimento do paciente já com uma coleta prévia de material de fezes em frasco coletor comum, comprado em farmácias, devidamente identificado com o nome, a idade e a hora da coleta.

O instituto também salientou que a coleta de fezes deve ser feita no máximo duas horas antes da chegada do paciente ao IEC.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença diarreica aguda pode ser infecciosa ou não, causada por bactérias, vírus e parasitas. O contágio ocorre via oral, por meio do consumo de alimentos ou água contaminados e até mesmo pela falta de higiene pessoal.