Ontem, 8, aconteceu a 28° transmissão do Prêmio Multishow de Música Brasileira, que vai ao ar todos os anos pelo canal a cabo Multishow. Entre os indicados e vencedores, artistas brasileiros como Anitta, Pablo Vittar, Luan Santana, entre outros. Entretanto, no evento que premia a música brasileira, nenhum artista do norte fez parte dos indicados em nenhuma das categorias.
A cantora e compositora paraense Gaby Amarantos, que lançou um álbum de nome “Purakê”, criticou em suas redes sociais a falta de artistas do norte não apenas na premiação do canal como também em outras premiações da música brasileira.
Indignada, ela chamou a atitude de xenofóbica.
Sem citar nomes, Gaby falou sobre artistas de outros estados que mostram a cultura paraense e nortista. Em alusão a cantora carioca Anitta, que esteve em Belém no início do mês para a gravação de um clipe. Ela disse que presença de tais artistas é importante, porém que os artistas da terra também precisam de reconhecimento e representatividade.
Após o desabafo de Gaby, outros artistas paraenses também manifestaram sua indignação:
A cantora Keila, que já foi vencedora de um Prêmio Multishow quando era parte da Gang do Eletro, ressaltou que critica tais atitudes de prêmios brasileiros há anos. Keila questionou “Qual o motivo de por tantos anos não ter um representante da música do Norte nesses prêmios?”
A cantora ainda respondeu: “É apenas uma resposta: invisibilização, menosprezo e o grito entalado na garganta ‘Somos Música Brasileira, parem de nos pintar caricatos e excêntricos como uma música regional e isolada como se a gente não fizesse parte desse país.”
As cantoras Lia Sophia e Aíla Magalhães também comentaram a omissão da premiação.
Ver essa foto no Instagram
O Jornalista, produtor musical, e criador do Terruá Pará, Ney Messias Jr, fez um vídeo no qual comenta a polêmica.
Ver essa foto no Instagram
O cantor e compositor Felipe Cordeiro, compartilhou a fala de Aíla Magalhães e comentou o caso criticando o descaso com artistas do norte.
Ver essa foto no Instagram