//

Prefeitura de Belém lança aplicativo ‘Amazônia Belém’ para explorar parques e áreas verdes

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), apresentou no sábado, 3, uma ferramenta para os amantes da natureza e interessados na riqueza ambiental da cidade. O aplicativo “Amazônia Belém” foi lançado no Bosque Rodrigues Alves, destacando parques e áreas verdes de forma interativa e informativa à população da capital.

IMERSÃO VERDE

O aplicativo destaca locais emblemáticos, como o Bosque Rodrigues Alves e o Horto Municipal, proporcionando uma imersão cultural e histórica na fauna, flora e lendas da cidade. Com um design intuitivo, o app oferece informações detalhadas sobre plantas e animais, além de contar a história por trás desses espaços naturais.

Prefeitura de Belém lança aplicativo para população saber sobre parques e áreas verdes da cidade. Imagem reprodução.

O lançamento do aplicativo foi marcado pela presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Servidores da Semma, convidados e visitantes do Jardim Zoobotânico da Amazônia celebraram o momento com orações, enfatizando a importância da preservação ambiental e da conexão espiritual com a natureza.

COMO ACESSAR?

Os usuários podem baixar o aplicativo nas lojas virtuais de aplicativos ou acessar informações remotamente escaneando QR codes nos parques. A funcionalidade de geolocalização guia eficientemente a exploração, melhorando a experiência para residentes e turistas. Além de dados sobre a flora e fauna, o aplicativo fornece orientação sobre pontos específicos dentro dos parques.

Lorena Albuquerque, visitante do Bosque Rodrigues Alves, destaca a praticidade e interatividade do aplicativo. “É uma ferramenta muito boa para conhecer melhor as áreas verdes da cidade. É uma plataforma interativa importante, principalmente para esse período, com a COP-30 chegando. Ele apresenta informações essenciais da nossa biodiversidade, onde a gente consegue ver a nossa fauna, flora, nossas lendas amazônicas”.

O Bosque Rodrigues Alves apresenta totens com QR Code baseados nas Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Os visitantes podem acessar o aplicativo e obter informações sobre os espaços do Jardim Zoobotânico da Amazônia. Os totens, estrategicamente posicionados em troncos de árvores caídas naturalmente, representam uma iniciativa sustentável de reaproveitamento.

Com o lançamento do aplicativo “Amazônia Belém”, a cidade abre as portas virtuais para seus tesouros naturais, promovendo educação ambiental, turismo sustentável e o fortalecimento do vínculo entre a população e suas áreas verdes.

*Feito com informações de Prefeitura de Belém.