Na última quarta-feira, 7, a Prefeitura de Belém implantou oficialmente a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEPDA). O órgão vem com o objetivo de planejar e executar políticas públicas para o bem-estar animal.
Umas das propostas da nova secretaria é a de fortalecer os serviços existentes no município, como o Centro de Zoonoses e o Hospital Municipal Veterinário e expandir outras ações em defesa dos animais.
O titular da SEPDA é Danilo Alho, tem 38 anos, é formado em Administração, professor universitário e militante da causa animal.
“Esta nomeação inaugura políticas totalmente inovadoras no campo da defesa animal, dos animais como sujeitos de direitos. A secretaria vai fortalecer a política de saúde animal, o serviço desenvolvido hoje pelo Centro de Zoonoses, os programas de castração, de adoção, o tratamento de animais no Hospital Veterinário, mas também envolver políticas junto às entidades de cuidadores, entre outros”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.
A criação da secretaria centralizará em um único espaço institucional todas as políticas direcionadas à proteção e defesa dos animais, como as de mobilidade, de proteção (interagindo com a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal em ações conjuntas de combate aos maus-tratos e outros delitos), de saúde, de educação e outros serviços.
A SEPDA também possibilitará o atendimento e diálogo do poder público com os protetores que atuam com recursos próprios ou com poucas doações. A interlocução com protetores e defensores da causa animal ampliará a capacidade de ação em conjunto.