Vestimentas muitas vezes representam a cultura popular de determinado local e as camisetas marajoaras tem uma história de representação do povo da região. Destaque por ter desenhos gravados na parte da frente, a roupa faz parte da história local.
Atualmente, a roupa é usada tanto para eventos formais quanto informais e está ligada ao pertencimento do povo marajoara.
A HISTÓRIA DA VESTIMENTA
Os grafismos marajoaras foram retirados da cerâmica para que as roupas simples fossem usadas por vaqueiros para não ficarem iguais.
As esposas criaram uma identificação com o algodão da saca de açúcar. Além da estética, a vestimenta servia para proteger seus maridos e filhos e identificar de qual propriedade eles eram.
Os fazendeiros da época gostaram do modelo e resolveram usar as marcas também. Os bordados preservam a ancestralidade da arte marajoara, além de serem roupas tanto casuais quanto formais.
IDENTIDADE REGIONAL
Atualmente, a roupa é usada como um traje de gala pelos marajoaras. O influencer Madson, o embaixador do Marajó, afirmou em conversa com o BT que a vestimenta representa a população marajoara: “Resistência de um povo, de uma cultura.”, afirmou.
O influencer também afirmou que a vestimenta faz parte da identidade da região: “São poucas costureiras que sabem confeccionar, a minha grande preocupação é perdermos essa identidade, as minhas camisas quem confecciona é a mestra Dona Maria Cruz.”, revelou uma das vozes mais influentes da região.
PRESENÇA EM EVENTOS INTERNACIONAIS
A vestimenta já foi usada por autoridades políticas como o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a Cúpula da Amazônia que aconteceu em Belém, em 2023. Após a presença do governador com a vestimenta, a procura por camisas com grafismo marajoara registrou na loja do Museu do Marajó.