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Petrobrás lança edital cultural de R$250 milhões; maior valor da história

Fotos: Rafa Pereira/Agência Petrobras

Na última sexta-feira (23), no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a Petrobras anunciou o lançamento de um edital no valor de R$ 250 milhões voltado para o patrocínio de projetos culturais, por meio da Seleção Petrobras Cultural-Novos Eixos. Este montante representa o maior investimento da história da empresa no setor cultural, uma marca significativa, especialmente considerando os 70 anos completados pela Petrobras em outubro passado.

O lançamento contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da mulher dele e primeira-dama, Janja, do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, dentre outras personalidades e políticos. 

A iniciativa tem como objetivo patrocinar projetos com elementos de brasilidade de todo o país para compor os novos eixos do Programa Petrobras Cultural, recém-remodelado, que são: “Produção e Distribuição”, “Ícones de Cultura Brasileira”, “Cinema e Cultura Digital” e “Festivais e Festas Populares”. Poderão participar da seleção propostas de programação de espaços culturais, espetáculos artísticos, exposições, produção de filmes, manutenção de grupos artísticos, projetos digitais, festivais temáticas diversas, festas regionais e outros, num total de dez tipos diferentes de ações de patrocínio.  
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de abril. Os projetos deverão estar inscritos ou se inscreverem na Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual, o que poderá ser feito posteriormente ao resultado do processo seletivo.

“É gratificante ver que a Petrobras não voltou apenas a produzir e refinar mais petróleo, a ser referência em energia elétrica, eólica e outras formas sustentáveis. A Petrobras voltou a investir numa energia revolucionária: a cultura. Estamos aqui hoje para ratificar que faz parte, sim, dos interesses de uma empresa desse porte fomentar a cultura nacional como um valor para a sociedade brasileira”, declarou o presidente Lula.