//

Marajó: arquipélago é área de proteção ambiental e cenário ecológico importante do Brasil

Vale saber sobre o Marajó, já que após ser muito comentado, ainda pouco conhecimento é de fato compartilhado. O arquipélago do Marajó é um conjunto com cerca de 2.500 ilhas sendo o maior arquipélago fluviomarinho do planeta, de acordo com informações da Confederação Nacional de Municípios. 

Com uma área de aproximadamente 50 mil quilômetros quadrados, a região é conhecida por fornecer um ecoturismo especial com a presença de lagos,  manguezais, igarapés e sítios arqueológicos. Com riquezas naturais tão grandes, o Marajó é uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Todos os anos turistas brasileiros e estrangeiros visitam a ilha e suas praias extensas que tem a presença de hotéis e pousadas que oferecem excursões, praias, búfalos e muita diversidade de aves e peixes.

A praia Barra Velha Araruna, que fica a apenas dois quilômetros de Soure, também é uma região que preserva tradições e costumes marajoaras. O arquipélago é um dos mais importantes cenários ecológicos do Brasil. 

A cultura do Marajó floresceu no arquipélago próximo ao Rio Amazonas na Era pré-colombiana. Em uma pesquisa, o arqueólogo Charles Mann sugere datas entre 400 e 1600 para a cultura, porém a atividade humana desde 1000 a.C. já tinha sido reportada nesses locais sendo um grande patrimônio histórico cultural do país.