/

Sespa confirma primeira morte por dengue no Pará; mais de mil casos já foram registrados

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) confirmou a primeira morte por dengue no estado este ano. Trata-se de um homem de 50 anos que vivia em Monte Alegre, e estava com dengue pela segunda vez, segundo informações de familiares de Josionilson Baia Albarado. Ele faleceu em 9 de fevereiro.

Segundo a Sespa, o município de Monte Alegre já registrou 323 casos de dengue desde o início deste ano. Uma outra morte de paciente que apresentava sintomas de dengue, no município, está sendo investigada pela Sespa.

A Secretaria Municipal de Saúde tem mobilizado equipes para atendimentos em unidades descentralizadas devido a grande demanda de pessoas com sintomas que sugerem um quadro de dengue, e orienta, que orienta que os pacientes fiquem atentos a sinais como:

  • Dor abdominal intensa e contínua
  • Vômitos persistentes
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
  • Sangramento de mucosa
  • Hemorragias

De acordo com a Sespa, até o dia 20 de fevereiro de 2024, foram registrados 1.016 casos de dengue no Estado. Uma redução de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, a orientação é para que os municípios devem permanecer vigilantes e realizando ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

*Feito com informações de G1 Pará.