//

Embaixador da França visita Ufra em preparação à vinda de Macron

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, realizou uma visita à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no último domingo, 25. A finalidade da visita foi avaliar a possibilidade de a Ufra sediar um evento com líderes indígenas, programado para o final de março, coincidindo com a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, a Belém.

A reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima, foi a anfitriã e destacou as características distintivas da universidade, especialmente sua exuberante arborização, que a coloca como um enclave amazônico no coração de Belém.

A comitiva liderada pelo embaixador percorreu todo o campus, iniciando pelo Pavilhão de Salas de Aula e explorando as trilhas da Rural até chegar ao Prédio Central. Durante a visita, Emmanuel Lenain expressou sua admiração pelo brasão da Ufra e pelas instalações do Auditório Waldir Bouhid.

Embaixador da França, Emmanuel Lenain, na Ufra. Foto: Bruno Chaves/Ascom Ufra

Para a reitora Herdjania, a visita assume grande relevância, visto que a Ufra mantém colaborações com instituições de pesquisa na França, incluindo o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD). Ela ressaltou a iminência de um acordo de cooperação técnica mais amplo, a ser assinado em março na presença do presidente francês.

Gabriel Resque, professor do campus Paragominas, que desempenhou papel crucial na articulação da visita do embaixador à Ufra, enfatizou a importância das parcerias existentes para essa ocasião. Ele observou que a Ufra se destacou entre as instituições a serem visitadas em Belém devido aos projetos e parcerias já estabelecidos com a França, incluindo o CIRAD e a Le Mans Université.

O presidente francês, Emmanuel Macron, está programado para visitar o Brasil de 26 a 28 de março, começando por Belém, que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30.