Nesta quarta-feira (28), Barcarena inaugurou o primeiro terminal Gás Natural Liquefeito da região norte e consiste em uma estrutura em terra e um FSRU (sigla em inglês para Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação) que ficará em alto-mar. Com 70% de mão de obra paraense na operação, o novo terminal fortalecerá a economia sustentável com geração de empregos, além de facilitar o transporte de gás natural em todo o Pará.
“A escolha do Pará para a conciliação de suas vocações se dá acima de tudo pela implementação de iniciativas que permitam com que novas economias, como o mercado de carbono, possam ser estratégias incrementadoras de geração de emprego e de valorização do nosso ativo florestal. Nós valorizamos quem aqui investe, e, particularmente, investimentos que estejam adequados à agenda deste Estado, que quer se desenvolver, que quer crescer e, acima de tudo, liderar a Amazônia. E, a partir da Amazônia, construir um futuro melhor ao Brasil”, disse o governador Helder Barbalho.
O navio armazenará o gás natural em sua forma liquefeita, e o converterá em gás natural em estado gasoso, que será entregue para a distribuição por meio de um gasoduto. Ao todo, foram investidos no terminal de abastecimento de GNL cerca de R$ 280 milhões em instalações capazes de regaseificar 15 milhões de m³/dia, o equivalente a 22% de toda a demanda de gás natural do Brasil em 2022.