//

Governo do Estado anuncia pacote de obras em Belém para a COP 30

A vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan, deu uma entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira, 28, e divulgou informações sobre o andamento das obras que estão sendo executadas visando a COP 30 em Belém, em 2025. 

De acordo com a vice-governadora, 7 grandes obras serão realizadas até o evento climático, com exceção do Parque da Cidade, que será entregue em duas etapas. Para a gestora, os projetos estão sendo trabalhados também para além da COP: “Nossas obras têm um planejamento estratégico de, não apenas para a COP, mas para a nossa cidade. 

Entre as futuras construções estão a Nova Doca de Souza Franco, além de uma nova feira do Barreiro, com espaço para cerca de 850 feirantes da região.

Um projeto de pavimentação de 600 ruas em Belém também foi anunciado pela vice-governadora do Pará, para atender a população de Belém no período de 2024 a 2026. A rua da Marinha será duplicada com o intuito de interligar seis bairros de Belém.

TURISMO 

Um dos questionamentos dizia respeito às acomodações para a quantidade de visitantes esperada para o evento global, cerca de 40 mil visitantes. Hanna afirmou que tem várias consultorias especializadas e comentou sobre algumas soluções: 

Segundo Ghassan, cruzeiros serão utilizados, liberando mais de 6 mil leitos para os visitantes, além de escolas próximas ao evento, que serão reformadas como meios de hospedagem para receber os visitantes.

Ainda segundo a vice-governadora, as aulas serão realocadas para outro lugar sem prejudicar o calendário letivo das crianças. Durante o período de COP, o serviço de AIRBNB será usado em parceria com o governo do Estado, para que hospedagens possam ser disponibilizadas para os visitantes.

“Isso já acontece pelo período do Círio através dessa plataforma” pontuou Ghassan.

Uma lei será feita para obter transparência na captação de recursos de empresas privadas que estarão envolvidas com os projetos e reformas da COP 30. 

REFORMAS

A Av. Tamandaré também passará por reformas para a COP 30. A região vai se tornar um parque linear para fomentar o turismo. Um novo terminal hidroviário promete melhorar o acesso às ilhas do Combu.

Um projeto de sinalização em diferentes línguas também está sendo disponibilizado pela secretaria de turismo de Belém com cerca de 800 novas placas. Estão previstos ainda obras de macrodrenagem e abastecimento de água, além do asfaltamento de 600 ruas de Belém.

SEGURANÇA

A vice-governadora também falou a respeito do planejamento de segurança para a COP, que já está sendo trabalhado: “O governo está trabalhando com um planejamento junto com o governo federal e com as forças armadas, para que a gente tenha total segurança durante o evento”, afirmou. 

A segurança será montada em três níveis de governo no período do evento. 

INVESTIMENTO 

Para 2024, a verba liberada pelo governo federal para as construções foi 2 bilhões de reais. Já para 2025 está garantido mais 1 bilhão como extra de orçamento do estado do Pará. 

“Nós estamos fazendo obras que vão trazer benefícios por muitos anos para nossa população”, afirmou Ghassan. 

CONCLUSÃO DAS OBRAS

As obras serão executadas pelo governo do estado em duas etapas, como o Parque da Cidade, que terá uma parte pronta para a realização da COP 30. Após o final do evento, compartimentos temporários serão desmontadas para a conclusão das construções.

Confira a entrevista: