Lugar de mulher é onde ela quiser, principalmente na política. Nesta data emblemática de luta, já que ser mulher já é um ato político, o BT fala um pouquinho da história de seis personalidades que são destaque na política paraense. Vem!
Patrícia Alencar
Atual prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (@patriciaprefeita10) nasceu no interior do sertão de Pernambuco, em Bodocó, mas é moradora do município paraense há 16 anos.
Sempre se esforçou pelos estudos e trabalhou no comércio da família. Saía da escola e ia direto para o mercado do seu pai, onde, aos 11 anos, já se interessava pela gestão dos negócios Ela chegou a iniciar a faculdade de Medicina, mas dedicou-se mesmo ao empreendedorismo.
Patrícia começou a empreender vendendo baldes e bacias na feira central de Marituba, em uma lona. Em uma entrevista ao BT, a prefeita contou que começou a ter o desejo de transformar a vida das pessoas para melhor, justamente por conta do trabalho nas lojas e do contato com o público, que lhe relatava as dificuldades enfrentadas nos diferentes setores da vida em Marituba. Suas principais pautas à frente da Prefeitura de Marituba são a mulher, a juventude e a geração de emprego e renda.
A política tem três filhos e foi eleita em 2020, inclusive, foi a primeira mulher a ocupar o cargo no município. Segundo pesquisa divulgada, tem 92% de aprovação entre os moradores do município.
Alessandra Haber
Alessandra Haber (@draalessandrahaber) é mais um grande nome feminino da política paraense, além de deputada federal também é médica dermatologista formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2011. Mãe de duas crianças e de pets, a deputada também é a primeira dama do município de Ananindeua e é engajada em pautas sociais sobre inclusão e na luta pelo direito das mulheres.
Nas eleições de 2022 foi eleita deputada pelo Pará, com 258.907 votos sendo a candidata mais votada do estado.
Elcione Barbalho
Elcione Barbalho (@elcionebarbalho) nasceu na Cidade Velha, em Belém do Pará, em outubro de 1944. A deputada formou-se em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1968 e, ainda no mesmo ano, tornou-se inspetora de educação e secretária de departamento da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC).
Elcione foi primeira-dama do Pará quando era casada com o também político paraense Jader Barbalho, ex-governador do estado, com quem teve dois filhos: Helder Barbalho, atual governador do Pará, e Jader Filho, atual Ministro das Cidades do Brasil.
Em 1994, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputada federal pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), atual MDB, e foi eleita como a deputada mais votada no estado. Atualmente, está em seu sétimo mandato como deputada federal. Na Câmara, foi a primeira Procuradora da Mulher eleita pela bancada feminina da Câmara dos Deputados em 2011.
Lívia Duarte
Nascida no Guajará I, na região metropolitana de Belém, Lívia Duarte (@liviaduartepsol) iniciou sua militância ainda aos 13 anos de idade, atuando no movimento comunitário e popular. Descendente de ribeirinhos, pescadores, trabalhadores em situação análoga à escravidão e indígenas, ela foi a primeira presidenta preta do diretório do PSOL em Belém, ajudou a fundar o Setorial Nacional de Mulheres do partido. Lívia é mãe e madrastra, além de militante socialista, feminista e antirracista, graduada em direito e graduanda em psicologia.
Se tornou, em 2023, a primeira deputada estadual preta da história do Pará. Ela foi eleita para a Assembleia Legislativa (ALEPA) com 28.817 votos nas últimas eleições. Antes de se eleger para a ALEPA, Lívia foi vereadora de Belém. No parlamento municipal, em apenas um ano e meio, ela bateu o recorde na elaboração legislativa da Casa. Foi autora de dezenas de projetos de lei para a garantia da vida das mulheres, como o PL que faz o município fornecer absorventes menstruais de forma gratuita e o projeto que cria a creche noturna. Ela também foi autora do Estatuto Da Igualdade Racial de Belém.
Hana Ghassan
A atual vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan Tuma (@hanaghassan), é uma das seis mulheres eleitas vice-governadoras pelo Brasil em 2022, com 70% dos votos válidos. Ela é envolvida em gestões educacionais, além de visão ambiental muito forte.
Hana nasceu em Belém e graduou-se em ciências contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Como servidora pública, exerceu diversas funções, como delegada de grandes contribuintes e diretora de fiscalização. Em janeiro de 2019, foi nomeada Secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), cargo que ocupou até março de 2022, sendo substituída por Ivanildo Ledo. No mês de agosto do mesmo ano, foi confirmada pelo governador Helder Barbalho como candidata a vice em sua campanha de reeleição. Foi eleita ao cargo de vice-governadora do Pará na chapa de Helder Barbalho, no primeiro turno, com 70% dos votos válidos, sendo uma das seis vice-governadoras eleitas no Brasil em 2022.
Atualmente, Hana vem se engajando em reformas na cidade de Belém, além de valorização de comunidades pelo Pará.
Maria do Carmo
A deputada estadual do Pará, Maria do Carmo Martins Lima (@mariadocarmo.stm), foi promotora de justiça do Ministério Público do Estado, é mãe de dois filhos e atualmente vem se engajando em atividades e serviços comunitários pelo Pará. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) também foi prefeita do município de Santarém.
Iniciou sua carreira política em 1996 concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Santarém, nesta eleição, ficou em segundo lugar. Ocupou seu primeiro cargo político quando se elegeu Deputada estadual pelo PT do Pará nas eleições de 1998.
Em 2004,foi eleita prefeita de Santarém com 45,16% dos votos e tornando-se a primeira mulher a governar a cidade. Foi reeleita em 2008 com 52,81% dos votos válidos. Maria do Carmo encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 2012 com 82% de aprovação.