//

Comissão da Mulher da Câmara de SP é formada apenas por homens

Atualmente, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara de São Paulo é formada exclusivamente por homens. É isso mesmo! A mesa é composta por:  André Santos (Republicanos), Aurélio Nomura (PSDB), Major Palumbo (Progressistas), George Hato (MDB), Hélio Rodrigues (PT), Manoel Del Rio (PT) e Rodolfo Despachante (Progressistas).

No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a vereadora Luana Alves (PSOL) foi convidada a participar da comissão temporariamente. Ao G1, ela contou que chegou a fazer parte em outras oportunidades, mas sempre como convidada. E que, este ano, nenhum membro aceitou ceder lugar na mesa para que uma mulher entrasse na comissão. “Nesse ano, nenhum dos vereadores aceitou negociação para que nenhuma mulher ocupasse uma vaga. É um reflexo da pouca participação de mulheres nessa casa, mas também da falta de prioridades que esse governo tem, tentei dialogar com a presidência da casa, com o governo sobre essa pauta, mas não tive resposta”, afirmou Luana Alves.

Vereadora Luana Alves.

Ao G1, a Câmara de Vereadores de São Paulo informou que regimentalmente não tem nada que impeça a formação da comissão só por homens. A Comissão discute temas como: programas de proteção ao idoso, à mulher, à criança, ao adolescente e às pessoas com deficiência. Além de falar sobre serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).