Em Belém, governo federal lança plataforma de dados e políticas públicas ao cidadão

Nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, o programa Secom Volante, que tem como objetivo apresentar e detalhar as políticas de comunicação do Governo Federal nos estados e municípios, estreia com eventos em Belém.

A agenda do Secom Volante em Belém dará destaque ao ComunicaBR, a plataforma online de transparência ativa sobre programas e ações do Governo Federal lançada em dezembro de 2023.

O objetivo do ComunicaBR é facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática. No site, o cidadão poderá baixar um arquivo PDF contendo todas as ações realizadas pelo Governo Federal em seu estado ou município em um determinado mês.

Por exemplo, em Transferências ao Cidadão, é possível consultar em cada município o número de famílias que recebem o Bolsa Família, o valor médio do benefício, o valor total do benefício concedido às famílias ao longo do ano e o número de famílias que também são beneficiárias do Minha Casa Minha Vida e tiveram contratos quitados.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por @btmaisoficial (@btmaisoficial)

A intenção é atingir diversos públicos: 

» Para a sociedade como um todo, mostrar a correta aplicação dos recursos públicos e o alcance das diversas políticas

» Para jornalistas, fornecer dados de forma ativa e transparente, facilitando o acesso a informações essenciais sobre os programas do governo; no caso da mídia regional, dar acesso a um material inédito sobre suas regiões

» Para gestores públicos, mostrar a distribuição dos recursos e mostrar em que locais pode haver mais investimentos em revisões posteriores ou novos programas

» Para a iniciativa privada, mostrar locais que podem ser interessantes para novos investimentos

LEGADO 

O portal ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Nos primeiros meses de 2023, o presidente assinou um decreto que regulamenta trechos da LAI e dois que criam o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai), a Política de Transparência e Acesso e o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC) no Poder Executivo Federal.