Nesta terça-feira, 12, ocorre no Theatro da Paz, em Belém o lançamento da 30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, pelo Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Juruti. O Festribal é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia e desde 2008 passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará.
O Festival de Juruti, que ocorre no município do oeste paraense, é marcado pelo duelo artístico entre as tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul). As apresentações envolvem alegorias cênicas, dança e cantos indígenas. Neste ano, o festival acontece nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no Centro Cultural da cidade, mais conhecido como Tribódromo.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Cultura, Bruno Chagas, revelou ao BT a expectativa de continuar trazendo o lançamento do Festival das Tribos Indígenas de Juruti (@jurutioficial) para Belém.
“Trazer o Festival de Juruti para dentro do Theatro (da Paz), para Belém, que é a sede da COP 30 é celebrar a cultura do Pará e mostrar não só aos paraenses, mas para todo mundo, que o povo da Amazônia é Floresta, é comunidade, é povo quilombola, ribeirinho, é tudo isso”.