O gerente de uma distribuidora de cosméticos em Curitiba, Paraná, foi demitido por justa causa após entregar ração de cachorro como um ‘presente’ para funcionárias no Dia Internacional das Mulheres.
O caso aconteceu em 2021, porém teve a sentença decretada apenas na última segunda-feira, 11, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). “As vítimas compreenderam o ato como insinuação que fossem ‘cadelas’”, diz o processo.
Na descrição do vídeo usado como prova, o ex-funcionário aparece entrando na empresa com um pacote de ração para cachorro. Ele chegou a oferecer o pacote de ração como ‘presente’ para um grupo de pelo menos quatro funcionárias.
O ex-gerente entrou com uma ação pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício, porque era contratado como pessoa jurídica, e a reversão da justa causa.
O TRT-PR reconheceu o vínculo empregatício, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, além da demissão por justa causa aplicada pela empresa. O julgamento na 2ª Turma ocorreu em agosto de 2022. Em setembro de 2023, o caso teve a execução cumprida e foi arquivado.