Na UPA de Barcarena, no Pará, mulher denuncia ausência de médicos para atender os pacientes. Indignada, a mulher conta no registro que a filha aguardou atendimento depois de horas esperando. O vídeo foi feito na terça, 19.
“Pessoas passando mal e não têm médico para atender. Isso já está assim há quase 15 dias. Falta medicamento também, às vezes, o médico receita e não têm. O dia todo é assim na UPA de Barcarena. Não têm médico, às vezes só tem um para atender todas as pessoas, é uma demora que cansa e faz até a pessoa desistir e ir embora sem atendimento. As pessoas passam o dia todo lá para ser atendido, mas tem vezes que vai embora sem. É gente passando mal nos corredores. Os enfermeiros que tem, às vezes ficam só enrolando. Já é assim há muito tempo, mas de umas duas semanas pra cá se agravou e ninguém faz nada, o povo sente e fica indignado, e fica muito difícil “, reclama a população.
O BT solicitou um posicionamento à prefeitura de Barcarena sobre a falta de profissionais na unidade.
Em nota, a prefeitura de Barcarena disse o seguinte:
“A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, informa que a mãe e sua filha de 21 anos deram entrada na UPA 24h da Vila dos Cabanos, em Barcarena, na terça-feira, 19, às 22h06. A jovem apresentava quadro de tontura, náuseas, dor de cabeça e, após avaliação recebeu a pulseira da cor verde, classificação de risco em que o paciente pode ser atendido em até 2 horas, ou seja, até 00h06.
Às 23h42 a paciente já havia recebido atenção médica e de enfermagem, tempo absolutamente normal de acordo com o protocolo. Foi medicada, ficou em observação por mais 3 horas e depois foi liberada.
No momento do vídeo divulgado, não havia superlotação nem qualquer outra anormalidade no atendimento, a Unidade contava com três médicos, à disposição 24h, sendo dois médicos no atendimento dos pacientes, e um médico na sala vermelha, bem como equipe completa de enfermeiros e técnicos em enfermagem. Esse é o protocolo diário da unidade.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO:
(De acordo com o Protocolo de Manchester e do Ministério da Saúde)
Vermelho – Emergência – Atendimento imediato
Amarelo – Urgente – Atendimento em até 60 minutos
Verde – Pouco Urgente – Atendimento em até 2 horas
Azul – não urgente – Atendimento em até 4 horas
A prefeitura de Barcarena, por meio da Assessoria de Comunicação, se coloca à inteira disposição da sociedade para a eventual necessidade de maiores informações”.