A Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, abre na próxima segunda-feira, 25, as inscrições para o curso de inglês para motoristas de aplicativos. A iniciativa do Governo do Pará, tem como objetivo promover a formação de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos para a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece na capital paraense, em novembro de 2025.
O curso realizado por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem a duração de dois meses e está sendo realizado nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), Cabanagem e Bengui, em Belém. No entanto, apenas a UsiPaz Cabanagem está com nova turma.
COP30
O maior evento do Clima Global da ONU será realizado em novembro de 2025, em Belém. O evento vai atrair representantes de todo o mundo. São previstos cerca de 70 mil estrangeiros à capital paraense e ao Brasil neste período.
A coordenadora do TerPaz na Seduc, Ivete Ferreira Brabo, explica que o curso surgiu após a identificação da necessidade da comunidade. “O curso foi estruturado e pensado para a formação de profissionais de transporte, como é o caso de taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo. Esses profissionais poderão aprender a dialogar na língua inglesa, com foco na COP 30, pois vão precisar desse nível de conhecimento para atender as pessoas que estarão na cidade para o evento. E pensando nesse futuro da Conferência, as pessoas querem realmente aprender o inglês”, contou.
COMO ME INSCREVO:
As inscrições para as próximas turmas do curso serão realizadas presencialmente na Usina da Paz Cabanagem, na Rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG e Comprovante de residência. As aulas vão iniciar no dia 1º de Abril. Em breve, outras Usinas também serão contempladas.
O secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, destacou a importância dos cursos para que profissionais do transporte se preparem para um evento de relevância global como a COP 30. “É uma grande oportunidade, pois investir na capacitação desses trabalhadores não só os habilita, mas também contribui para uma participação mais ativa e qualificada do nosso estado e para o mundo”, disse o titular da Seac.